RENAMO ATACA COMBOIO DA VALE EM NAMPULA
Nampula (Moçambique), 07 Out (AIM) - Homens armados da Renamo atacaram na madrugada de quinta-feira uma locomotiva pertencente a mineradora Vale Moçambique, provocando um ferido ligeiro, no posto administrativo de Mutuali, distrito de Malema, na província setentrional de Nampula.
A informação foi confirmada na tarde de hoje, em conferência de imprensa, pelo porta-voz da PRM no comando provincial de Nampula, Zacarias Nacute.
A fonte explicou que o ataque ocorreu cerca de 01h00 de quinta-feira e, além de causar danos na parte frontal da locomotiva, os estilhaços do vidro acabaram atingindo o maquinista que contraiu ligeiros ferimentos.
O ataque incidiu sobre uma locomotiva que transportava carvão mineral pertencente a empresa mineradora Vale. No momento da sua incursão, os homens dispararam contra o vidro frontal da locomotiva. Os estilhaços atingiram e feriram ligeiramente o maquinista, explicou Nacute.
Segundo a fonte, os homens armados da Renamo ainda tentaram, sem sucesso, incendiar a locomotiva.
Entretanto, a PRM já se encontra no local para garantir a ordem e tranquilidade públicas.
Infelizmente, não conseguimos neutralizar nenhum deles, mas a polícia está no local a efectuar trabalhos de perícia para averiguar as circunstâncias do facto, e descobrir o paradeiro dos protagonistas das acções armadas que ocorrem um pouco por toda nossa província para responsabiliza-los, referiu.
Este é o segundo ataque protagonizado pelos homens armados da Renamo ao longo da semana corrente, tendo o primeiro sido reportado na segunda-feira, na localidade de Mecua, posto administrativo de Corrane, distrito de Meconta.
Os ataques da Renamo resultam da sua pretensão em governar as seis províncias (Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Nampula e Niassa) onde alega ter ganho nas últimas eleições gerais de 2014.
Sem comentários