INVENÇÃO DE ESTUDANTE DE 22 ANOS PODE SALVAR MAIS DE 1 MILHÃO DE VIDAS POR ANO
Um jovem universitário de Loughborough, no Reino Unido, criou uma espécie de microfrigorífico para vacinas que tem o potencial de salvar 1,5 milhões de vidas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Criado por William Broadway, o aparelho, que de tão pequeno pode ser carregado na mochila, rendeu-lhe uma vaga entre os finalistas de um dos prémios de tecnologia mais prestigiados do mundo, o James Dyson 2016.
As vacinas precisam de ser mantidas as temperaturas entre os 2º e 8º Celsius para se manterem eficazes. O refrigerador criado por Broadway consegue manter essa temperatura de forma constante por 30 dias.
Veja isto: 15 doenças sem cura
Saiba mais: 10 dores mais insuportáveis
Conheça ainda: 10 principais causas de morte
O Isobar também pode ser usado para proteger órgãos doados, transplantes de sangue e células estaminais. A invenção não é especialmente complexa, mas por ser prática pode solucionar um problema que causa milhares de mortes por ano: o risco de que as vacinas não cheguem ao seu destino a tempo em países em desenvolvimento.
"As vacinas chegam quase até o fim do caminho, mas, no último quilómetro, os canais de distribuição e logística rompem-se" e falham, comentou William Broadway citado pela BBC.
Sem comentários