Header Ads

RATOS ENVENENADOS MATAM DUAS CRIANÇAS EM NAMPULA

Nampula (Moçambique), 13 Set - Duas crianças perderam vida na semana passada, no distrito de Nacarôa, província de Nampula, depois de consumirem ratos domésticos envenenados com Ratex, anunciou hoje o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), Zacarias Nacute.

Segundo Nacute, exames preliminares indicam a existência de fortes indícios de que os menores, de 12 e 17 anos de idade, teriam sido envenenados.

“Os menores foram encontrados mortos no interior da residência do seu irmão com quem viviam. Entretanto, após o exame cadavérico os peritos presumiram que eles morreram devido ao consumo de ratos envenenados por um remédio que muita gente usa para se livrar deste animal que é o Ratex”, explicou a fonte.

O Ratex é um raticida anticoagulante de segunda geração, dose única e uso doméstico que provoca a morte de hemorragia.

Nacute, que falava durante o briefing semanal sobre as principais ocorrências da semana passada, disse, sem avançar mais pormenores, que uma outra criança de 12 anos morreu devido ao desabamento de uma parede de sala de aulas, na Escola Primária Comunitária de Larde.

Após o incidente, uma equipa técnica da PRM deslocou-se ao local para tentar apurar as causas.

“Informações preliminares indicam que a queda da parede deve-se ao facto de ser muito antiga. Então o pequeno vendaval que se fez sentir na altura provocou a queda do muro matando a criança”, explicou Nacute.

Ainda na semana passada, a PRM em Nampula recuperou duas armas de fogo do tipo AKM-47 com 30 munições e uma pistola com 8 munições, e neste momento decorrem diligências para apurar a proveniência e as intenções dos portadores, deste material bélico.

“Encontramos duas pessoas na posse de uma arma do tipo AKM-47, no distrito de Rapale, e neste momento decorrem processos legais, para responsabilizá-los pelo crime de porte ilegal de armas de fogo”, explicou a fonte.

Com relação a sinistralidade, Nacute disse que durante o período em referência, a PRM registou cinco acidentes, dos quais dois ferroviários e três de viação, cujo saldo foi um e dois óbitos respectivamente, para além de feridos e elevados danos materiais.
(AIM)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.